top of page
Buscar
  • Vânia Pereira

15 curiosidades sobre o Café

Por Vânia Pereira

Sabemos que o café é um excelente energético, que é uma bebida deliciosa, que pode ser consumida de várias formas, que há séculos é motivo de encontro e socialização, mas há sempre algo mais a se saber sobre ele. Que tal um cafezinho pra acompanhar a leitura?


1- O café é a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro, a primeira é a água.


2- É o segundo produto mais comercializado no mundo, sendo o petróleo o primeiro.




3- Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares o Robusta, com teor de cafeína mais elevado; e o Arábica, de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína.


4- Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil.

Imagem: Nossa fazenda, na região das Matas de Minas


5- Há divergências quanto à origem da palavra café. Alguns historiadores acreditam que tenha surgido de Kaffa, suposto local de origem da planta, outros sustentam que o termo provém da palavra árabe qahwa que significa vinho, sendo seu nome científico Coffea Arabica.


6- Foi descoberto na Etiópia, por volta de 525. Seu uso comestível é descrito pela primeira vez no Iêmen, através da lenda de Kaldi, onde um pastor percebeu que suas ovelhas ficavam mais espertas após comerem da planta.


7- Nas refeições, os etíopes se alimentavam da polpa doce do café, macerada, ou misturada em banha. Também usavam o suco fermentado, transformando-o em bebida alcoólica.


8- Na Turquia o café foi incluído na legislação, onde as esposas poderiam pedir o divórcio, caso os maridos não suprissem a casa com quantidade suficiente de café.




9- Em Meca, o café chegou a ser proibido em 1511, considerado como “bebida do diabo”.

10- Inicialmente a Igreja Católica também demonizou o café, por ter origem no Oriente, o lado pagão do mundo. Mais tarde, após experimentar a bebida, o papa Clemente VIII propôs batizar a bebida para torná-la cristã.


11- O café tornou-se símbolo de requinte na Europa, após o embaixador turco Suleiman Aga ter presenteado o rei da França Luís XIV, com grãos de café.


12-As primeiras mudas da Europa foram conquistadas pela Holanda em 1616.


13- O café chegou ao Brasil no século XVIII. Conta-se que foi contrabandeado pelo português Francisco de Mello Palheta, que o levou para a Guiana Francesa. A partir daí, seu cultivo se disseminou, e aos poucos, tornou o país o maior produtor e exportador mundial do produto.




14- As borras de café podem ser usadas como técnica de adivinhação do futuro, a chamada Cafeomancia.


15- O café pode ser preparado de diversas formas: no Japão é servido gelado; na França, misturado com chicória; no Oriente Médio e na África com pitadas de canela, alho ou gengibre; na Itália com tiras de limão, na Grécia com um copo de água gelada; na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly; na Suíça, com Kirsch,um tipo de licor.


Você pode experimentar todas as formas e escolher sua preferida! Todas deliciosas!!





25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page